sábado, 8 de marzo de 2008

Finca de Don Elias

Aproveito que estou a acabar a viagem para confessar que estive a fim-de-semana na Colombia, na zona cafetera, SOZINHA!

(aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah, familiares histericos correm às ruas e arrancam cabelos)

Pois é, o Juan tinha um seminário na Faculdade ao qual eu obriguei, muito responsavelmente, a ir (o pobre estava mais preocupado que uma mae galinha), e eu tinha um par de dias livres ainda, na Colombia, e a zona cafeteira por conhecer.
Pois assim foi, mochila às costas, e cá vou eu com este meu ar de saloia hippy que me protege dos maus e viloes - quem vai querer levar uma selvagenzinha como eu?? Hehe, tudo estudado, minha gente.

O hostel onde fiquei tinha tudo para começar bem, e introduzir-me à regiao do Café! Uma antiga plantaçao, uma casa antiga, um alpendre de madeira a cair para umas laranjeiras, e uns restos de árvores de cafeé que de outros tempos aí haviam ficado.
O pueblito era um mimo, quase de brincar! A paisagem.... pasmante!!
No primeiro dia, andei perdida em caminhadas montanhas acima, vale abaixo, e voltei ao pueblo ao fim do dia, exausta - que paisagem...
No dia seguinte, aí sim, fui visitar as redondezas, onde se dizia que havia plantaçoes de cafe.
Depois de uma caminhada de 2 horas ( e nao é que estou a emagrecer?) lá cheguei à finca do Don Elias, uma pequena plantaçao a alguns quilometros de Salento - numa zona que se chamava Palestina, how weird! (E a cidade principal desta zona chama-se Armenia!)
Havia uma casa grande branca, com acamentos de bambu e madeira colorida. A cozinha, toda de bambu, era aberta ao ar, e a casa estava enfiada numa selva de bananeiros! Havia um bando de crianças descalças e galinhas a brincar por ali, no patio à frente da casa, e detrás do fogao a lenha a que havia lá atras, apareceu uma senhora simpática que me pediu que me sentasse na cadeira de baloiço, que o Don Elias já aí vinha.
E o Don Elias... que personagem!! Um velho de seus 70, 80. alto, magricelas, rugas marcadas nas maos e uns olhos azuis de avo ternurento - e agora que penso, até que se parecia ao meu avo Zé!
Chapeu de palha e abas reviradas (muito tipico aqui na Colombia) e a camisa de quinta cheia de nodoas de terra e (!)café.
Levou-me pela plantaçao, mostrou-me orgulhosamente o seu tesourinho. As bananeiras imensa (com um tronco tao macio que parece ele mesmo uma banana gigante!), amoreiras, árvores de palta, ananás (e sao tao engraçadas, estao a ver a coroa do ananas? Pois a árvore é uma coroa gigante que sai do chao, e do seu centro nasce, UM DE CADA VEZ - ''sao filhos unicos'', dizia-me o Don Elias - um pequeno ananás!), cana de açucar, bambu, obvious and most important, CAFÉ!!!
Com uma cesta à cintura, andámos a apanhar graos de cafe na pequena selva do Don Elias. Aprendi que se parecem como pequenas bagas doces, encarnadas (se é variedad Arábico) ou amarelas (se é variedad Colombia). Aprendi a pelar os graos, a secá-los, como se tostam no mesmo fogao a lenha onde se se faz sopa, e como se moem, e ao vivo e em directo, fizémos um cafe directamente dos graos e tomámos os dois um belíssimo café sentados no alpendre.
Falámos um bocadinho de tudo, os gatos e as galinhas a passarem-nos entre os pés, e nos no café, na Colombia, nos netos, nas colheitas...
No fim ofereceu-me uma banana da sua selvinha e despedimo-nos com um sorriso sincero.

E nao tinha maquina......

7 comentarios:

Martim dijo...

Gostei imenso deste post! Parece que estás a contar uma história e as descrições ajudaram a "visionar" o espaço!

Estou quase aí! Parto às 8h40 de Lisboa. Depois dou-te mais detalhes.
Bjs

P.S. - Antes de ires para a Argentina, trocaste dinheiro onde?

Zé SL dijo...

Filha Minha
E anda um Pai a criar (...e alimentar...)para depois andar sozina na selva da Colômbia ! Espero que este comentário não seja eliminado...
Bjs do Pai

madalena dijo...

Outra coisa...preciso que me digas se levo biquini,se levo camisolas, se levo 200 euros ou se é pouco...etc...tudo o que eu preciso de saber!Já tou a fazer a mala;)

Anónimo dijo...

Ando eu que nem uma formiguinha trabalhadora na DELTA cafés e tu embrulhada na verdadeira fonte de fornecimento... Estamos em sintonia cê!!!

Martim dijo...

Cat, podes-me mandar um email com tudo o que for preciso levar? E como vamos do aeroporto para tua casa etc. Quando chegas a Buenos Aires?

Martim dijo...

Passei no código!!

teresinha dijo...

pucca!
ja tens nova morada??
beijinhos querida!