jueves, 15 de noviembre de 2007

Aaah, o porteño complicado

Depois de algumas – muitas – conversas de mesa, chegou a altura de tirar algumas conclusões. Partindo do facto de que a composição das mesmas (mesas), pelo menos das mais sentadas (ai que boa parvoíce brincar com as palavras, viram?, mesas sentadas?, a falta de estímulo intelectual universitário está a dar-me a volta ao miolo, e acabo nestes entretenimentos… a lá iremos, outro assunto a discorrer)… retomando o pensamento e o fio à meada, as mesas mais sentadas dos meus dias têm uma composição reincidente: a grande Europa (Espanha, França…), a Argentina, e o meu querido pequeno Portugal – geralmente, eu. Make sense, no?
A conversa toca os quatro cantinhos, rodopia e pica o ponto nos mais variados t(r)ópicos.
E algumas luzes se vão acendendo, nesta querida charada que é a alma argentina; corrijo, porteña. Porque – todos o dizem, e vou percebendo - Buenos Aires é um pequeno país dentro da grande Argentina. Ouvido de passagem que “Christina Kirchner no gano las elecciones”. Ou seja, ganhou em todo o país, menos na Capital Federal. Esta é uma das claridades, a luz de presença a facilitar outros interruptores.
O porteño. A Cidade. A maneira de estar, o pensar tantos assuntos, os tiques de linguagem, a pinta, os ares deles… dizem os locais. Que saindo das linhas fronteiriças da Capital Federal para a Província, tudo muda, e aí se conhece a Argentina real, para lá dos ares cosmopolitas e urbano-iorquinos/parisienses da Buenos Aires.
Partamos deste principio: iorquinos não é comparação que sairá da boca do porteño: a mirada é atirada para a Europa, modelo buscado de muitos temas.
Os porteños têm uma relação muito… especial, com Europa.
Buenos Aires é a “Paris da América do Sul”, Buenos Aires é “uma cidade muito europeia”. E a troça dos chilenos afirma-se no “acharem que são a Londres cá do sítio”.
A moda é parecida, a cidade dá ares de uma Madrid, falar francês é um máximo e é pão nosso, até a insuportável cultura noctívaga da musica electrónica, a que os hispânicos orgulhosamente escaparam, com notas nacionais a agitarem a noite boémia – miren España, miren Colômbia - aqui é sinal de bom gosto – e a cumbia vai perdendo terreno, com olhares de “olhó parolo”.
“Uma cidade muito europeia”.
E depois, nas conversas roladas, vem o outro lado da moeda. O que fica por trás da admiração, do exemplo tomado. Porque a comparação é assumidamente feita num misto de orgulho (por poderem comparar), e algum despeito – porque comparam… e eso es.
Porque “nós os europeus” temos o euro, e a vida facilitada com ele. Porque temos salários mais altos, preços mais altos. Porque podemos cruzar o oceano e ser reis deste lado. E porque eles, fazendo-o, vêem a moeda reduzida 4 vezes.
O tema económico das idas ao supermercado e do preço da coca-cola – universal hábito, exemplar exemplo – vem inevitavelmente à mesa.
O facto é que já vi mudarem propostas de renda de casa de 1000 pesos para 1000 dolares, pelo simples facto de ser extrangeiro – e assumido em voz directa; já ouvi histórias de preço inventados perante sotaques de outras terras; e já tive uma discussão irritante com um argentino da minha faculdade, em que lhe explicava que era estudante, estava longe de casa, e por isso, naturalmente, não fazia vida de milionária; ao que ele me atirou um despeitado e desprezivo “pero ustedes tienen el euro”.
Vitimizam-se um bocadinho pelo estado das coisas, lembram sofridamente os dias do 1peso/1dolar - o porteño não viveu bem esse distanciamento do european way.
Isso nota-se na maneira como falam do antes, as viagens aos EUA, a potência da Sudamerica, o lugar no mundo. E de alguma picardia com os chilenos, que têm agora a moeda muito mais forte, a vida muito mais cara, a economia muito mais consistente.
E depois vem a terceira luz: é que no duelo de mesa entre as condições de vida de Espanha e a falta delas na América Latina, eu balanceio sem saber muito bem onde me encaixo na discussão. Porque sou europeia, mas não no que se discute (o salário mínimo espanhol, as bolsas de estudo, a qualidade de vida, o poder de compra… nada que ver boludo!), e porque sou europeia, e por isso não me aceitam a jogar na equipa contrária, aunque as críticas e os defeitos do sistema apontados pelos de cá, reconheço-os tal e qual – tal e qual! - em nós. E afinal, em que ficamos? Sinto-me latina, mas não tanto, filha de uma Europa em crescimento… mas não tanto.

Enfim, nem tudo são vícios no meu querido povo porteño. Têm a já mencionada e graciosa lábia – o well known chamuyo -, o que não implica apenas os rapazes nas festas serem 'un poco pesados', todavia siguen siendo gente con muy buena onda, e um povo simpático à boca cheia! São fanáticos pelo rock nacional, e todos, sem tirar um, trabalham. Desde os princípios da vida universitária. Com horário fixo e a normalidade de qualquer coisa que faz parte.

E continuam charmosos/as, e continuam a ter um sotaque de cair para o lado!

E acima de tudo, assumem tudo o que acabei de dizer com um bom sentido de humor!
Que boas complexas almas são!

11 comentarios:

Martim dijo...

Sem comentários?! isto já só pode ser por maldade... entao aqui vai um novo comentário para que não tenhas o desgosto de verificares que não tens leitores... tou a gozar, heh. Sei de muita gente que le o blog não te worries.
Estou a ver que por aí existe um certo preconceito cultural e algumas reservas contra(?) os europeus! Parecem ainda mais nacionalistas que nós (se é que nós o sejamos de alguma maneira..).
Cheguei agora das aulas, não antes de passar pelas Amoreiras para comprar um jogo de PS3 (NERD 4EVER!) ...cof.
Hoje tenho uma festa e amanhã haverá um amigável jantar do velho grupo do costume(finalmente), mas agora sem ti. É nestas coisas que sinto a tua falta!Não estares aqui para atrofiares com a malta! (uma pequena rima para uma grande rapariga (não no sentido "grande" de gorda, nem no sentido de volumosa..tu percebes.)-_-
A minha mãe manda te um beijinho e a Lurdes perguntou há uns dias:"A Ivone ainda anda pelas Américas?" LOL, não disse exactamente nestas palavras, mas descreveu-te como aquela-amiga-do-Martim-assim-despachada-parecida-comigo-sempre-com-respostas-para-tudo (memória duvidosa). aha, ah a velha e maluca Lurdes...hm..
Bem, antes que envergonhe mais alguém cá desta casa vou saltar daqui e lanchar, movido por um grande apetite de quem não come desde o almoço (ou seja, médio).
Espero que te tenha feito algumas/muitas saudades para que quando chegares a Portugal, venhas com lágrimas de emoção assim verdadeiramente lusitanas com desejo de veres as pessoas que mais amas (última quase-rima foleira! hehe)
Beijo
Marlon

Unknown dijo...

catrina!!estamos aqui reunidos na mansão Monica para mais uma daquelas jantaradas com pianadas de fundo e uma boa jogatana de buzz (que eu para variar ganho sempre!). Lembras te das noites em oeiras de buzz?tu a estudar para comunitario??loll bons tempos..(andavas era a topar o meu irmao sua vadia!!LOL kidding:)-aviso:nao eliminar o post!)
comprei a visao no outro dia a espera de uma grd entrevista..confesso q fiquei um pouco desiludida com o pouco q se escreveu sobre a tua tao interessante pessoa/experiencia.
Qd vinha guiando ate ao meu destino, a M80 contemplou me com um grande sonoro que me fez verter uma lagrima de saudade..qual sera??obviamente o "CAMA CAMA CAMA CAMELEON!!YOU COME AND GO, YOU COME AND GO!!" bons tempos esses nossos hein??
(o marmon ta fulo pq os seus ilustres convidados estao atrasados..ja os inundou de msgs!ha coisas q nao mudam nunca...)
bem rapariga da vida airada, vou me despedir com um beijo daqueles bem repenicados!
xaulecas nas tuas...(nao vou dizer pq os meus pais veem isto!lololol)kidding
sheila

Unknown dijo...

catrina!!estamos aqui reunidos na mansão Monica para mais uma daquelas jantaradas com pianadas de fundo e uma boa jogatana de buzz (que eu para variar ganho sempre!). Lembras te das noites em oeiras de buzz?tu a estudar para comunitario??loll bons tempos..(andavas era a topar o meu irmao sua vadia!!LOL kidding:)-aviso:nao eliminar o post!)
comprei a visao no outro dia a espera de uma grd entrevista..confesso q fiquei um pouco desiludida com o pouco q se escreveu sobre a tua tao interessante pessoa/experiencia.
Qd vinha guiando ate ao meu destino, a M80 contemplou me com um grande sonoro que me fez verter uma lagrima de saudade..qual sera??obviamente o "CAMA CAMA CAMA CAMELEON!!YOU COME AND GO, YOU COME AND GO!!" bons tempos esses nossos hein??
(o marmon ta fulo pq os seus ilustres convidados estao atrasados..ja os inundou de msgs!ha coisas q nao mudam nunca...)
bem rapariga da vida airada, vou me despedir com um beijo daqueles bem repenicados!
xaulecas nas tuas...(nao vou dizer pq os meus pais veem isto!lololol)kidding
sheila

Unknown dijo...

desculpa o double post..tiveste uma grd desilusao, achavas q era algum dos teus fans nao???ehehehhe mas eu tb sou uma fan!e das maiores!!!
hasta la vista baby!

Unknown dijo...

Até que enfim, filha. Interessantes os teus portenos. Não muito diferente da ideia com que fiquei dos chilenos, quando por lá andei. Mais alegres, talvez. Não sei se mais europeus. É o eterno Norte/Sul, Porto/Lisboa, Alcácer/Torrão. Todos com os seus encantos mas desejosos de serem os mais parecidos com... mais cosmopolitas.
A velha Europa, é uma dama que apesar dos anos, tem o seu charme de velha senhora, requintada, com História e maneiras, com estórias para contar que exerce algum fascínio. Até porque está longe.

Agora a prof de português. Atenção à pontuação que está um pouco desorganizada. Nem sempre o coloquialismo é fácil. Como vocês dizem: LOL

zegui dijo...

Catarina daqui é o teu irmão Alfredo.
Fiquei tão entusiasmado com o meu último comentário que dois dias depois já tinha outro imaginado na cabeça que apenas não foi traduzido para linguagem máquina porque achei que seria meio ridículo dois textos meus num só post… Mas em vez de me insultares sorri pois este bem temperado.
Já há algum tempo que não assistia à “Anatomia de Kitas” e à “Dr. Kitas”. Tenho sido massacrado por testes, trabalho, sim agora eu trabalho, de noite num bar porreiro, danço…ok esqueci-me que isto é público e piadas destas poderão ser mal interpretadas. Não eu trabalho num escritório com o meu nome e tudo, “Saraiva Lima & Associados” para o caso de não teres chegado lá! Sou estafeta mas tenho direito a gabinete próprio, computador e linha de telefone. Ah para não falar do material escolar à pala e do pagamento em vales “Boutique Almeida”.
Comecemos então porque te dizer que a revista onde nós íamos aparecer já saiu mas só aparece metade do teu irmão e apenas me vês se abrires a revista a 346º (não kitas ignorante, não são graus de temperatura, e sim de amplitude…err desculpa…). Logo andei eu pregar pelo mundo que ia aparecer e fazem-me isto!
No outro dia tive uma noite fantástica. A Leonor Queiró (um beijo) fazia anos e tal como no ano anterior tínhamos um programa alternativo pela frente com um Haagen Dazs de duas bolas e topping incluído (procurei no google só para garantir que estava bem escrito. Ah e leva dois pontinhos em cima do primeiro a.). Então muito resumidamente, por volta da meia-noite apanhámos o cacilheiro para Cacilhas (sim, eu também não acreditei à primeira!) e falámos com o capitão Hook que nos deixou ir naquela zona em que se passa a cena mais famosa do Titanic (em que ela abre os braços! Não a do carro!). E agora que cheguei aqui reparo que não há grande maneira de descrever o momento… mas foi mesmo giro, todos enrolados em sacos cama… era como se estivéssemos a voar sobre o rio, ao som do silêncio da noite abraçados pela luz de Lisboa (sim este é o resultado quando a engenharia se aventura pelos campos da escrita não matemática). A noite termina em escalada no padrão dos descobrimentos (espero que isto não conte como confissão no caso de virem atrás de mim!).
Ah já agora, vou ser um dos três animadores livres do dia de Encontro Nacional de Camtil! He!
Bem fico-me por aqui… não fiques triste que sabes o próximo vai ser breve!
Um beijo Alex

Zé SL dijo...
Este comentario ha sido eliminado por un administrador del blog.
Lilocas dijo...

Em primeiro lugar, uma observação: o administrador desta porcaria deveria ser proibido de retirar fosse o que fosse...
todos nos questionamos sobre que preciosidade que poderia estar ali escrita ???
Mudando de assunto, num destes dias ao ler um dos seus ultimos textos, notei uma certa recaída, não foi impressão minha, pois não ? pois fique sabendo (sua pateta) que estamos todos a torcer por si, temos muito orgulho em si, lemos e relemos aquilo que escreve, como dizia alguem lá em casa da Avó( não me lembro quem )," e os rapazes riram muito ", incluindo o Sebastião que embora não perceba nada, vai a reboque do riso dos outros.
temos sentido a sua falta nas reuniões de familia, apesar de pequenina, você ocupa "algum" bastante espaço, ( sua badochinha ).
A propósito de reuniões, o Avô amanha faz anos, não se esqueça, não.
Bjs

madalena dijo...

kitiinhas!!ja tinhas saudades minhas,nao?Pois é, ja começas a fazer falta por aqui...(começaste a fazer mesmo antes de ir, mas agora parece que se sente mais, talvez porque ja passaram quase quatro meses...e pensando melhor,nao sao assim tantos, visto que ainda faltam 8 para voltares!!BUAAH!.Como diz o meu querido tio lilocas, as reunioes de familia nao sao as mesmas sem ti...
Ainda no outro dia, estive a jantar com a tua malta, em casa do marmon...e tu nao la estares,a mim faz-me imensa confusao,porque ha uns tempos eu so ia por tua causa (desculpa martim),porque contigo sentia-me mais á vontade.Mas parece que me vou sentindo cada vez melhor junto da tua gente e a noite acabou por ser mesmo gira.Descansa que nos lembrámos muito de ti!
Ja me habituei FINALMENTE aos pombos que urram (ou sei lá o que fazem aqueles anormais) toda a noite debaixo da varanda do "nosso" quarto!yeaayy!!
De resto, eu e o zgui temos feito uns jantares porreiros la em casa (feitos por nós)- um sucesso,diga-se!Tu ainda nao provaste as minhas sopas, e eu vou adorar fazer-te uma quando voltares para nós!;)
Entao vou-te so dizer o menu: uma sopinha de tomate,cenoura e pimentos,com uma colherzinha de açucar, feita por mim!(a melhor,modéstia á parte!)...depois, o famoso peito de pato com mel por cima, da tua mae,mas desta vez feito por zgui...um puré de beterraba com açucar e leite, by marmon (um nojo!!) e para acabar manga,tangerina e kiwi numa salada de frutas. Curtistes?O Pebas tambem foi, mas acabou por confessar ao zgui que nao apreciava doce com salgado...ora relendo o menu tira as tuas conclusoes!E eu que ainda tinha sugerido misturar a beterraba com a manga,ao que ele torceu discreta educadamente o nariz!ahah!Enfim,ate nos temos divertido na tua ausencia!;)
Estive ontem a jantar em casa do francisco bello, e ele teve-me a dizer que provavelmente vou ter que ser eu a mamã dos aranhiços(os dois campos de aranhiços 2007)na assembleia, caso a Sara faltar!Nao fiquei muito contente,confesso,porque nao me sinto minimamente preparada!
Hoje o avô faz anos, e la estivemos no sr. Ernesto a vê-lo junto dos outros velhotes, fazer aquelas habilidades que o avô adora, de tirar o dedo, e o braço, até a cabeça "tirou hoje"...muuito engraçado o nosso querido avô!!Agora chegaram ca a casa as tias de castro, tao queridas!A tia virginia sempre muito fashion, e tal...
Mal posso esperar para ir aí, ja so penso nisso!!Vai ser mesmo giro!!:D
Bem,vou acabar por aqui "ja nao tenho mais assunto para escrever, cumprimentos ao nosso pessoal,um abraço deste que tanto vos quer...sou capaz de ir aí pelo natal!" (nao contes com isso)
beijocaa
Agora que ja aprendeste ja podes responder no blog aos teus leitores,hem?tas lexada comigo!;)

Martim dijo...

Já fazias um update no teu blog...!

Unknown dijo...

escreve mulher!!!a gente sente a falta da cat e suas aventuras!!!anima estes nossos dias cinzentoes com os teus "dizeres"...vou ter teste de comercial daqui a 48 horas...panico...vai ser o primeiro teste sem a tua ajuda..vamos ver como e q me safo!!estou em casa da tina a fazer horas para ir ao orfanato cantar boas noites e fazer os aplausos que aqui a tua amiga tanto adora...
beijos muitos