viernes, 20 de junio de 2008

Cacerolazos

Cacerolazo: do substantivo cacerola; panela. Forma de protesta muito deles. Há dias em que comeca uma, numa janela de uma cozinha distante. E em nada, em todo o bairro uma chuva metalica rebombante de 'pim pim pim' 'pam pam pam' 'poim poim poim', e comeca o cacerolazo. Tambem ha gente que sai a rua com as panelas, e pelas quadras fora vai espontaneamente convocando gente a juntar-se - assim comecaram muitos cacerolazos massivos na Cidade de Buenos Aires, desde que comecou o conflito do Campo.
É uma forma de manifestacao pacifica que 'nao mata' mas moi muitissimo..... e é isso que se quer!
http://www.youtube.com/watch?v=bEHcE18HIiY&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=N0GXzhhMuwc&feature=related

(imaginam a cidade afogada neste barulho?? Ouve-se em TODA a Cidade, e por isso chama a crescer o cacerolazo em toda ela... e é imposivel nao ouvir, mesmo vivendo na outra ponta. E é impossivel nao perceber porque se lo hace)

(nao liguem à musica, percebam as imagens)
http://www.youtube.com/watch?v=0vbk9_m7A_M&feature=related

(ah!, o 'grupo de choque' do governo sao os piqueteros, liderados pelo sindicalista D'Elia, que é o primeiro tipo que se ve na foto a pegar um soco num manifestante - sindicalista que por sinal, apoia geralmente a presidenta, e que dois dias depois, nao estava na prisao, senao no palco de discurso da presidenta, ao lado da mesma senhora. Chocante.)

No hay comentarios: