domingo, 27 de julio de 2008

sinal de vida na bunda do mundo

Sim, estamos vivas!!
Depois de uma chegada emocionante com direito a chorinho rapido e disfarcado, e com uma extraordinaria reviravolta climaterica, que parece ter sido quase de proposito (os 5 de maxima e o ceu cinzentao deram lugar a um explendido sol de 20 graus e uma cidade mais iluminada, mais bonita... e com permissao a almocos e submarinos na esplanada), là iniciamos, a francisquinha e eu, a temporada.
Cinco dias calmos em Buenos Aires (ando a cuidar bem da miuda, ainda nao a meti numa festa-ao-estilo-selvagem-erasmus, e os horàrios recomendaveis sao cumpridos com mais ou menos precisao), e nao sem que a sua alma de Mae viesse a superficie (era eu virar as costas, e là se punha a pequena a esfregar, limpar, varrer... atè uma esfregona e balde respectivo para o lar!! *suspiro* Hà coisas que sao mesmo da natureza, que è que se ha de fazer?), là partimos por fim para as Jornadas do Fim do Mundo.
Do Fim do Mundo nao, que nao là chegamos: os nevoes da Patagonia, depois de nos terem obrigado a esperar em plena pampa por corte de estrada (nem se viam as linhas), cortaram-nos tambem o caminho a Ushuaia, o dignissimo Cu do Mundo - ou mais cortezmente, a ciudade mais a sul do planeta.
Mas se nao chegamos a extremidade maxima da dita Bunda, pelo menos na sua area de identificacao estamos - quero eu dizer, SIM, estamos nos confins da Terra, mais a Sul do que alguma outra vez; onde o sol nasce as 9h30 da manha e as 5 jà è noite. E onde o ceu parece estar colado a cabeca, como um tecto mais baixo (surgem receios sindrome asterix-abracursix).
Tudo està branco - lembra a Uyuni, com diferentes razoes Naturais - e as casas tem estes telhados de terra de duendes; as aldeias parecem pequenas caixas de toblerone, com iguais formas e mais cores, a ressaltar no Branco imenso.
È estranho ver tanta neve e tanto inverno a altitude zero - sao de facto impressionantes as paisagens por estes confins.
Por cà andamos, a ver icebergs, glaciares, lagoas geladas (onde se pode caminhar!!), picos nevados...
Outro mundo, a Patagonia no seu estado puro: o seu inverno. O real frio a entrar nos ossos, os nevoes a cortar caminhos, tudo branco como num postal, as cidades fantasma pela falta de turistas nesta altura do ano, ... E apesar dos contratempos (buses que no saiem, caminhos que nao podem ser caminhados, nevoes que sobem ate aos joelhos, cafes que estao fechados-e-a-gente-precisava-agora-era-de-uma-beberagem-revigoradora, uma gela de arrepiar as cartilagens e a alma, a rocar o desespero-quero-uma-cama-quentinha-e-ficar-la-todo-o-diaaaa, etc...) vale tao mais a pena conhece-la assim; a real Patagonia, como ela è mais bonita.
Temos fotografias extraordinarias.
Mas isto è so uma nota de sinal de vida, e pra mais tarde as imagens reais - aguardem, queixos, que vao cair!!

Cà vos deixo, por agora: dia 29 voltamos a civilizacao, e depois disso, prometo informes detalhados!!


ps: foram registrados alguns momentos fotograficos da Francisquinha em grandes tralhos&trambolhoes no gelo, incluindo umas em que figura no meio do chao agarrado a duas jovens arvores, que certamente tem o seu crescimento comprometido! Aguardem proxima comunicacao, hehe!!

4 comentarios:

Unknown dijo...

que deliciosa descriçao desse tempo mãe filha...que inveja! aqui por terras de camoes o sol tem brilhado oferecendo nos grandes dias de praia , confirma se que tem sido dos veroes mais quentes dos ultimos 25 como bem tem frisado os senhores dos telejornais ultimamente.
estive agora uma semana em vilanova com a tua famelga, foi optimo! agOra preparo me para parir para o meio do mato acampar com uma data de criancinhas..estou a entrar em panico cattt!! preciso que me acalmes...so faltam 4 dias...nao ando a dormir direito!!!nao penses que estou a exagerar mulher,mas estou mesmo nervosa..espero que corrA bem e que volte cheia de historias engraçadas para te contar...
estou ansiosA Pelo teu regresso..temos muito que conversar querida...grANDE beijo minha "special one"

L.A. dijo...

MARIA! POR AMOR DE DEUS!
NÃO SE ENTUSIASME COM A VIDA SELVAGEM - PROCURE UM SITIO CIVILIZADO PARA PARIR!!!

Unknown dijo...

lololol tia reparou no meu grande lapso na escrita!!! que horror...soou mesmo mal..que vergonha tao grande.. cat se ainda tens alguma consideraçao por mim POR AMOR DE DEUS APAGA O MEU COMENTARIO!!!;)
mas acho que os teus fieis leitores perceberam o que eu queria verdadeiramente dizer, simj porque eu nao tenho qualquer aspiração em ser mummy num futuro proximo..
acabei de saber que vou para marrocos dia 22 de agosto com uma grupeta simpatica..1 semana.. ms estou ca para receber te mal chegues fofa!! e nesses dias prometo muita animaçao e boa vontade em levar te aonde mais te aprouver (calculo que seja praia), alias ate podemos ir ter com a madalena a costa alentejana e seguir viagem com elas que achas??
grande beijo querida keep enjoying

José Alegre dijo...

Descer a costa alentejana? Com quem? Dá para ir? Ai vou já falar com a Custódia! (calma...isto era um ensaio apenas...Maria não podes anunciar aqui essas coisas, porque há sempre gente que não foi convidada... e há sempre os piratas que se cravam...cuidado)´
Chegado de Vila Nova vim a Lisboa para renovar bagagens e energias, vá e beijar também. O mais fantástico é que estou mais uma vez sem gás, de maneiras que o meu acordar começa sempre com cânticos gregorianos na banheira, e tenho-me regalado sempre com os maiores sucessos da gastronomia portuguesa, com o pequeno pormenor de virem em lata! Eles são Chispalhada, Mão de Vaca, Dobrada com feijão e Feijoada à Transmontana, só regalias como vos disse...
Gostava então de relembrar as duas aventureiras que esta é uma oportunidade de ouro para fortalecer alguns laços e para abrir novos caminhos.
Bem, fico-me por aqui...com dois beijos...