jueves, 28 de febrero de 2008

Cartagena, Cartagena

Cartagena, a cidade papel de cenário.
O pesado calor tropical sente-se no primeiro pé fora do autocarro - mudámos de país??

Entrando na cidade, o mesmo caos de qualquer rua latinoamericana, um bocadinho mais porque estamos no caribe: milhoes de autocarros pintados de mil cores, os autocolantes ´Jesus te ama´ nos vidros da frente e nos vidros de trás, em ultrapassagens absurdas, tres em vias de dois, as milhentas motas serpenteando entre a selva dos buses, carrocas carregadas de melancias, buzinas, e um calor, uff!, Eis el Caribe!

Passamos as muralhas da cidade e entramos num mundo-imagem, desses que desenhamos perfeitamente na cabeca e ainda completamos com toques de imaginacao!
As casas sao rectas, enormes, sóbrias ao bom velho estilo colonial (ai cuzco, ai trujillo...), no seu melhor! Sao coloridas ou brancas, e tem varandas enormes de madeira escura, e delas caiem quedas de uma flor que nao sei como se chama, as janelas abertas de par em par (que calor.....) e dentro (uno sempre espreita, a falta de educacao, mas que fazer?, é em nome da cultura!), uns saloes enormes de tectos altos, uma cadeira de baloico, ventoinhas antigas, salas frescas, enormes, simples.
Sao varandas de serenata!!
As noites sao de um sonho de verao, passeamo-nos de sandálias e tshirts ligeiras, estao 30 graus, e a cidade é ainda mais bonita de noite.

De dia, as ruelas ganham vida, tornam-se frenéticas, há carrinhos toscos nas esquinas que vendem fruta - manga, melancias, ananás, bananas, e outras que nunca vi e nao conheco... e que cores! -, há uma populacao africana imensa, as negronas de vestidos coloridos, brincos largos e gargalhada-trovao.
Cartagena é este cheiro a fruta (passei os dias de dedos lambuzados, pegajosos), sao as camisas brancas de linho e os pretos de tronco nu, as tascas e os homens a porta a beber Club Colombias. E o vallenato do acordeao a sair das janelas e das portas... sempre abertas!! (que calor.....)

E Cartagena é tao irritantemente romantica, tao cidade cenário de um filme. E Cartagena é tao Caribe...!!