viernes, 29 de febrero de 2008

Colombia de A a Z

Alguns itens essenciais para compreender Cololmbia.

alimentaçao: os meus queridos colombianos sao uma coisa muito estranha neste tema. Para além de alguns itens totalmente estranhos à minha cultura gastronómica - a yuca, o patacon, a arepa, o lulo... que estou eu a comer, e quem és tu, estranha coisa, no meu prato?? -, há um tema particular que me caiu como uma pedra: pois para eles nós, os europeus, como os argentinos, nao tomamos o pequeno-almoço. Tudo porque para eles, um copo de leite e um pao com manteiga nao sao dignos de classificar como pequeno-almoço!! Desayunar, nesta terra, é como jantar ou almoçar. Uma boa sopa de carne às 9 da manha, um prato de feijoes, ovos com mandioca. E quem em diz a mim que consigo encontrar um paozinho com manteiga ou umas bolachinhas ligeiras numa cafeteria?? Oh, manhaas felizes...!

arepa: bolo achapado, em forma de bolacha gorda, feita por farinha de trigo e ovo. Uma massa 'levezinha' para uma refeiçao ligeira! Vende-se muito na rua, simples o recheadas de carne, queijo, ovo, verdes... Ítem importante al desayuno.

aguardente:da cana de açucar tao sua. De anis. Tomam-na como o portugues toma cerveja, com o detalhe de ser aguardente!!! Intragável, apesar de me insistirem que o próximo copo é sempre melhor!

bailar: UI!!! É preciso voltar a falar nisso?? Dançam tao, mas tao bem!! Nao há homem que nao o saiba e que nao o faça, e todos em par, e as pistas dos boliches sao dignos de ficar só a ver, toda a noite, os casais pela pista, rebola, rodopia, gira, salsa, merengue!!! Aiai...!!!!

Bogotá: capital da Colombia. A maior cidade que me apareceu debaixo dos olhos - mas uma dimensao que nao cabe num mapa mental...! Tem nove milhoes de habitantes, faz de Buenos Aires um quintal, e torna a vida quase impossível ao sentido de orientaçao - continuo a nao fazer ideia do desenho mapeado da cidade! É muito urbana, muitas ruas de muitas vias, muitas vias circulares ao género autoestrada, muitos centros comerciais, muitos carros. É muito cidade. Com o querido já familiar caos-quilombo de uma cidade da américa latina, mas surpreendentemente com menos cor e mais cimento. O salero desta cidade está na rumba (na festa, na joda, na noite, assim se diz aqui), nos clubs de musica latina, e na gente, porque os colombianos sao o melhor do mundo.
Está a 2600 metros acima do nivel do mar.

chévere: fixe. bacano. cool. A palavra mais colombiana do mundo!!

calle/ carretera: a organizaçao das povoaçoes ultrapassa-me. As ruas podem chamar-se calles, se sao horizontais, ou carreteras, se sao verticais. E nao tem nomes, mas numeros. Assim, a minha morada aqui poderia bem ser algo como 34(calle) e 28(carretera).

café: o melhor café do mundo, e esta gente toma-o doce. Aaaaaaaaaaaaaaaah!!! Aprendi como se faz, como se seca, tosta, moi, e bebi-o directamente da colheita. Pesquisar Juan Valdés, o ex libris do café. E adivinhem quem trouxe duas bolsinhas cheiinhas para casa?? Aaaah, adivinham-se belas manhas no proximo semestre!!

estacoes do ano:que nao existem em Colombia. John, um colombiano, disse-me que era o que mais curiosidade tinha de conhecer. Porque estao tao proximos do ecuador, o clima nao varia ao longo do ano. Bogota vive eternamente suspenso nuns amenos 15 graus, e Cartagena nao salta dos 35, seja Dezembro ou Agosto!

fruta: em qualquer cidade, em qualquer lugar. E mais no Caribe. Vende-se na rua, em bruto, aos pedaços ou em sumo, e é uma delícia!!! Depois da privaçao de produtos frescos na Bolívia, vinguei-me na Colombia, e durante os tres dias que estive em cartagena, foi só o que comi! De sublinhar que por estes lados há muitas espécies desconhecidas no nosso hemisfério! Alguém sabe o que é um lumos??

mondongo: sopa típica, caldo com carnes, batata, e muitas outras coisas que possam haver no frigorífico! Muuito boa, excepto se forem nove da manha!

pequeno-almoço: estas criaturas comem carne, feijao e sopa de batata ao pequeno-almoço!! Mais levezinho, só uns ovinhos mexidos... O que eu sofri...

patacon: em Portugal e na Argentina, diz-se banana. Em Espanha diz-se plátano. Na Colombia, há os dois, e sao coisas diferentes. O plátano é uma espécie de banana, maior e alaranjada, que nao se come como fruta, mas que se frita e serve de acompanhamento a qualquer prato, como se fossem batatas fritas. Neste caso, a TODOS os pratos!!! (como se fossem batatas fritas, o que é que eu disse?) Muito, muito bom!!

1 comentario:

madalena dijo...

Fui pesquisar imagens no google sobre a palavra lumos. Só me apareceram computadores,máquinas fotograficas e outras coisas do género.Coisas que não identifiquei sequer. Tirei o "s", e só encontrei mulheres pretas com umas vestes coloridas e trancinhas no cabelo.Como as tuas bolivianas, parece-me. Encontrei finalmente no fim da página, um fruto oval,como uma bola de rugby,esbranquiçado...é isso?