domingo, 3 de febrero de 2008

O meu caminho Inca

O caminho Inca.

A forma mais interessante de chegar ao magnanime Machu Pichu. Quatro dias de caminhada, de vencer montanhas através de um cansativo sobe-e-desce - alguém um dia vai perceber e explicar ao mundo o real encanto das caminhadas tipo escalada.
Fora de brincadeiras, a montanha é de facto impressionante.
Partimos dia 19 as seis e meia da manha - seria a primeira de muitas manhas despertadas a horas meio palermas.
O referido sobe-e-desce num cenario de floresta humida, densa, verde intenso, e claro esta, nao se chamará humida em vao, um cenario de muita muita muita chuva. Um caminho dentro de nuvens, uma neblina meio mistica, pensavamos nos, a dar-lhe um toque de interesse e nao desespero.
Uma paisagem de cortar a respiracao e dar vontade de ficar calada, so a olhar, perdida, pasma. Mesmo debaixo da chuva mais ingrata do mundo. Mesmo depois de caminhar horas e horas ate as pernas darem de si.

excertos de um 2o dia em caderno de capa negra:

''O Caminho Inca ou como odiar profundamente a cultura inca em menos de 4 dias.
Eram loucos se este era o caminho normal para as viagens rotineiras de pueblo em pueblo - que há de normal nisto?? Caros eram os burros...Dizem que o primeiro sempre custa mais. Pois é no segundo que o nível de calao e blafesmia do genero onde-raio-tinha-eu-a-cabeça-quando-me-meti-nisto atinge o seu pico.
Seis horas verticais, seis horas de subidas escarpadas sem um metro plano para tomar folego, porque a 4000 metros nao ha oxigenio que chegue, e cada passo parece uma maratona. Das seis da manha as tres da tarde a olhar para cima.
Ou para baixo, no meu caso, para nao começar a dizer asneiras. Muuuito feias.
Posso dizer que sou desportista, posso dizer que tenho genica nas pernas. Tambem posso dizer que no 2o dia do caminho inca quis desistir e ficar a meio do caminho.''

Pronto, pronto, ja passou. A verdade é que foi puxadote este meu caminho inca. Choveu, enlameou, subimos, descemos, nao havia ja meias secas para partilhar, as tendas mais que molhadas, sacos de plastico para os pes, sapatos com menos de 2 cm de agua adentro....

...Foi incrivel!!


Sentimo um 'yo lo hice!' enorme, chegadas ao topo, maior que o esforzo, chegamos a Porta do Sol, ultimo dia, e de repente a montanha volta a baixar, e uma outra no meio de todas se empoleira la ao fundo, as nuvens baixam por um bocadinho, e consegue ver-se Machu Pichu envolto em neblina.


Foi incrivel!!


A cidade aparece de repente. Rebentadas, ensopadas, sem folego, com bolhas e animos abanados. Machu Pichu, nova maravilha do mundo!!


Dia 1, 0 horas: Felizes e contentes, ANTES de saber o que era o verdadeiro caminho Inca


Dia 2, 3 da tarde (despertas desde as 6, caminhando)
Estoiradas, desesperadas, irritadas, molhadas e sem ar, chegadas ao topo dos 4200 m em escalada estilo macaco

O nosso simpatico cozinheiro e um porter: os nossos pais nestes 4 duros dias

Catarina num momento feliz da caminhada
(nem tudo foi praguejar)

Machu Pichu. Nova Maravilha do Mundo.

Nao sei que dizer, sinto-me meio palerma a descrever a enormidade deste lugar. É extraordinario. É uma maravilha do Mundo. E entre as nuvens fica ainda mais emudecedor. Aqui vai um cheirinho.

2 comentarios:

Martim dijo...

É díficil acreditar que estás mesmo aí! Grande paisagem(em todos os sentidos)!
Felizmente eu já sei o que é fazer uma caminhada dura e crua onde nunca se pode parar para descansar, onde se está constantemente a subir e onde ainda carregas um fardo às tuas costas, a mochila gigante.lol
Por isso dou-te a minha compreensão e apoio..embora ache que essa tua caminhada esteja a ser bem pior do que alguma que eu já tenha feito.
Apanhei um virus qualquer no outro dia e fartei-me de vomitar, mas já estou melhor graças aos medicamentos que a maria me trouxe e à preocupação e companhia de algumas pessoas!
Acabei de acordar a pensar que estou mesmo atrasado nos meus trabalhos escolares.. desespero.
Bem, manda cumprimentos ao Machu!
Um beijo para ti!
Mart

Zé SL dijo...

Pelo que vejo a minha filha ficou mal educada, já pragueja - o que é muito feio - e vai regressar com umas pernas todas musculosas ... Eu também tive de 25 a 27 de Jan uma experiência na montanha ... nada comparada com a sua, é claro. Fui a Cau Xic passar o fim de semana e fomos aquela montanha onde um dia fui consigo e os seus irmãos tomar o pequeno almoço ao nascer do sol. Lembra-se ? Para que conste, não roguei pragas nem disse asneiras !
Voltando ao tema, espero que continue a disfrutar essa experiência que é inolvidável e irrepetível !
Bjs do Pai