viernes, 21 de diciembre de 2007

Aperitivo: ostras e caviar (ou boleias e dias de sol)

Uma muito boa viagem-aperitivo!!
Aquela melancolia que andava a picar a cabeça por tudo o que está por terminar agora – tudo o que parte agora de volta às suas casas – deixava o entusiasmo pela Parte Segunda Gran Tour Suramerica meio adormecido.
Por aí veio a importância deste aperitivo, esta primeira picada, para abrir a histeria dos três extraordinários meses que aí chegam. E a verdade é que o senhor lá de cima se encarregou de nos entornar em cima uma mão cheia de não menos extraordinários pozinhos de pirlimpimpim, e os nossos dez dias – meus e da Ainoa – foram recheados de cenas de filme!!
Tudo correu de uma deliciosa forma inesperada! Vejamos.
Claro, tudo começou com a aventura sobre rodas já relatadas. Impossível melhor, mais imprevisível, mais entusiasmante maneira de começar… Chegámos a Montevideo sem tecto certo, e só com um mail incerto enviado na véspera ao Bernardo, um português que estava a estudar lá, e com quem eu tinha estado UMA vez em Setembro, em visita a Buenos, numa jantarada de tugas.
Melhor bom fundo não podia ser, más bueno com nosotras no podria ser. Não só ligou um milhão de vezes a saber de nós, como nos recebeu em sua casa como princesas, fomos jantar fora, cozinhamos dentro, conhecemos a amigalhada uruguaya – gente más buena, más tranquila… -, e por caprichos e feitios do tempo e de alguma tormenta, voltou a receber-nos de braços abertos quando voltámos fugidas a Montevideo, depois já de termos seguido viagem!
Lá aprendi a tabuada do mate uruguayo – o verdadeiro mate, ao que parece – e aprendi truques, técnicas, y essências. E que o Uruguay é o país mais tranquilo e seguro aqui das redondezas latinas. O que é que isto chama?? /(Lembrem-se do factor baixo orçamento e da variante aventura) Hacer el dedo!!!!
Que é como quem diz, aterrar na estrada de manha cedo e estender o polegar. Rasgo extraordinário nr dois: quanto tempo demorou um carro a parar, perguntam ustedes?? Pois entre oito e onze minutos. Uma carripana do tempo da avozinha, de latão enferrujado e madeiras de tinta gasta, caixa aberta e um senhor dos seus sessenta, ar simpático, cor de trabalho ao sol, rugas de muitas histórias. Lá atirámos as mochilas e subimos até à praia mais próxima. Com o vento a despentear cabelos, encostadas nas mochilas, e a maior sensação de livre, livre, livre…
Não tardou muito o rasgo nr três, porque depois de um bom dia de sol, conhecemos uns uruguayos na gelataria, e acabamos em casa deles a fazer um belo Asado Fomos acolhidas, mais uma vez, à grande e à uruguaya, numa onda de sorte e benditos ‘’logo se vês’’.
E claro, o Cabo… o melhor lugar do mundo. O por do sol, a garrafa de vinho, a ausência de luz, de água, a cabana.

A verdade é que foram dez dias sem pagar uma única dormida, e dez dias das melhores conversas e de um espírito de liberdade, a abrir o apetite para o grande manjar que se segue.
Acabamos em beleza numa última noite em Montevideo, passeando à deriva sem saber que fazer com as últimas horas de dez dias brilhantes… e veio o ponto final perfeito. Noite das Luzes, a praia de Montevideo cheia de gente, e espectáculo de fogo de artificio incrível, com uma banda sonora natalícia a encher a areia e as ruas da cidade. Foi uma lágrima no canto do olho e um inspirar bem fundo de tudo o que ando a viver. Foi um ‘’Feliz Natal’’ sussurrado à minha querida Família, um momento dedicado a cada cara que faz falta, foi uma noite dedicada em silencio aos meus queridos de São Marçal.
Lá voltámos a Buenos Aires, casa.
Mas a nossa Casa espera sempre por nós, não é?
Em poucos dias começo uma aventura imensa!!

5 comentarios:

Zé SL dijo...

Devo repetir que tenho mucha dificuldade em acompanhar o seu ritmo frenético. Fico contente e aliviado por essa viagem ao Uruguai ter corrido tão bem. Podia ter ligado ao meu amigo Sigmundo que já esteve em Famais e mora em Montevideo. Espero que tenha um Natal muito feliz, na companhia dos seus amigos. Nós também vamos lembrar-nos de si e esperar que o tempo corra veloz (...mais ou menos à velocidade da sua escrita...) até que regresse "sã e salva". Bjs do Pai

Martim dijo...

Agora é o contrário: tu toda bronzeada e nós branquelos a viver a nossa boa e velha rotina! heh
Chumbei no exame de código para mota... Estava mesmo convencido que ia passar e fiquei mesmo desiludido quando vi que errei duas perguntas :S (só podia errar uma). E todos os que passaram só me diziam palavras de encorajamento e força. "Vão todos para o inferno!!" disse eu. E saí da sala a correr. Desde então nunca mais parei de correr. Tornei-me atleta profissional no estádio nacional e vou correr todos os dias pelo menos 5horas. Como não tenho tempo para os estudos desisti da universidade e agora o meu objectivo são os jogos olímpicos. Enfim.. daqui podemos tirar uma séria lição: De algo mau pode vir algo bom. Não é?
Mas falando seriamente, fiquei mesmo frustrado e chateado por saber que chumbei. *palavrões ecoam na mente*. Já estava preparado para mandar mensagens a toda gente a dizer que tinha passado e por um nick no messenger a anunciar o feito (er). Mas tal nunca aconteceu..
Ontem fui ver os ximp&zés a tocar no fashion e acho que correu bem e que as pessoas gostaram! Estava lá muita gente conhecida e amiga, mas tive de me ir embora mais cedo porque tinha aulas no dia seguinte.
É bom saber que estás a adorar e que estás bem. Estou ansioso para ir aí.
Beijos cosmicolores

Unknown dijo...

Vai lá, minha Filha, viver a tua aventura. Vive-a um pouco por nós, também. A Casa está cá.

miguelias dijo...

Primocas!!!

Não vinha ao teu blog há imenso tempo.Acho que há vezes tenho medo de o consultar, tenho medo das tuas palavras e descrições mágicas que me dão vontade de te visitar e arruinar a minha conta bancária!! Que delicia que é ler e tentar imaginar como deve ser VIVER essa aventura, nesse paraíso!!
Vais ser uma avó cheia de histórias para contar à lareira aos teus netos!!!
Tenho imensa curiosidade em saber outras histórias, aquelas que não se podem pôr em blogs, e que tu me vais contar todas ou ai ou por cá por portugal!!
Queria te dizer que estamos cheios de saudades tuas e que vais fazer muita falta no jantar da tua familia Alegre ;) Mas acho bem que tenhas noção que todos nós(arrisco quase um :até o avô!!")invejamos teu Natal argentino!!
Quanto a mim,cheguei dia 20 e bazo dia 28 para a Austria,onde vou passar a passagem d ano. Tou a gostar imenso de Utrecht é mesmo giro!!
Está-me a fazer uma confusão dos diabos só me restar um mês mais de boa vida ...quando se ganha este "bichinho" é dificil depois imaginarmo-nos de outra maneira...tu sabes ;)

Beijinhos prima querida!!

Ainda não o vi, mas acho que o Sebastião está enorme!!

madalena dijo...

Minha querida cat!!O jantar dos Alegres ja acabou,foram-se todos embora e deixaram recordaçoes de pratos sujos para lavar; sobremesas que ninguem tocou,outras em que só deixaram um restinho;papel de embrulho espalhado pelo chao, migalhas e nódoas em cima da mesa,etc!Foi muito divertido,mas COMO É OBVIO, ninguem ali pôde deixar de sentir a tua falta!E olha que fizeste mesmo!Estivemos a jogar ás cartas, praticamente toda a tarde!Mas foi giro,porque conseguimos uma mesa de 10 primos, tudo ali a jogar o "olho do..." com novas regras inventadas,o que tornou tudo muito mais divertido!E tu?Quero saber como passaste o natal,sozinha e abandonada...nem apareceste no skipe para falarmos contigo...tivemos sempre o computador ligado á tua espera...mas nada!Tenho saudades tuas!beijinho de feliz navidad!!;)
tua prima que te ama do fundinho do coraçao!