jueves, 30 de agosto de 2007

breve sinal de vida

Depois de uma semana em exposicao, outra passou, e nela aconteceu mais que tudo até agora. Finalmente comeco a ganhar ritmo, forma nesta cidade, conteudo demasiado para nao ter net em casa e nao poder a toda a hora deixar aqui as minhas histórias... estou no computador da faculdade (tao lento que pede uma piada, soubesse eu alguma, e ficaria o post muito mais composto), sem as fotografias e as minhas "curtas-metragens" (modestos videos de 30 segundos) que tirei para deixar nesta porta, para voces, meus queridos, entrarem um bocadinho.
Para quem dizia que o desligar era inevitavel, desengane-se! Ando doida de ansiedade para finalmente poder aqui deixar tudo o que tenho vivido, numa continuada reportagem completa, com direito a espreitadelas a cidade viva (os tais videozinhos que dedicadamente fui gravando ao longo de muitos passeios), para melhor perceber os meus ares por aqui.
Tenho uma serie de acontecimentos escritos já no meu computador, e guardo-me para quando a internet finalmente chegar a casa (o correio tarda aqui...).
Continuo numa euforia de afazeres interminavel, que isto de comecar uma vida do zero noutro mundo é muito bonito, mas leva qualquer cabeca e orcamento ao rombo! De qualquer maneira, ja temos individuais (que poupam idas ao Mr.Wash), um enorme puff a compor o living, e um kit de limpeza de casa de banho (isto se os meus Anjos leram o papel que lhes deixei).
Já tivemos passagem de duas comitivas portuguesas (Sofia Coutinho& companhia, Rodrigo Rebelo Andrade & Matilde L.Monteiro) no nosso humilissimo lar, que nos deixaram verdes de inveja e doidos de entusiasmo com suas histórias de viagens, aventuras &desventuras, lugares, dicas. Já me passou pela cabeca (Mae desvie o olhar do ecra por 4 linhas) atrasar o curso um semestre e tirar uns meses para me lancar a procura deste continente. Viagem de sonho, curriculo completo, da mais metropolitana Buenos Aires aos pes descalcos e ausencia de electricidade da Bolivia, do deserto no chile á polar Patagonia (again, Mae eu sei que o acento é ao contrario, mas isso ca nao se usa, e terei de me reduzir ao teclado disponivel), as florestas, as cascatas, as montanhas, e a História (meu Deus, a História!!)...

A parte quotidiana da coisa também tem sido uma descoberta, porque se viver com miudas pode ser complicado, viver com 3 rapazes, Anjos, claro, mas tres pecas descontraidas e tao rapazes na desorganizacao e (aquilo a que eles chamam) "desprendimento", pode ser exaustivo, ao nivel do esgotamento nervoso! Enfim, por trás das discussoes sobre comprar ou nao mais copos, deixar ou nao os sapatos no meio da sala, ser preciso ou nao arrumar, vou entendo a Mae na desesperada luta doméstica contra 4 pestes indisciplinadas, vou tentando (sem outro remedio) adocar meu feitio, e - verdade seja dita -, os meus Anjos tratam-me como uma princesa (como adoram gabar-se a visitantes, orgulhosos do cla construido). Cozinham lindamente (tanto sabem, que já passo a vergonha de ser a-que-nao-sabe-cozinhar-mais-que-um-ovo. Felizmente o Francisco acompanha-me nessa ala de ignorancia... mas também, nada que um ano nao possa resolver), e mais importante do que isso, cozinham sempre, o que me dá um certo ar, chegada a hora de "cenar", de dondoca desatarefada, e me faz sentir muito bem mimada (das gambas al aglio a canja de galinha caseiríssima, e nao esquecendo a promessa de bacalhau a Gomes Sá!!).
Por trás também dos inevitáveis choques de natureza, e das irresoluveis incompreensoes quanto a coisas tao basicas como a dimensao e completude das pratas e porcelanas (ou plastico e loica de segunda categoria), sao e tem sido de facto os meus Anjos, e tanto me tratam com o a-vontade de um amigalhaco, como se fosse um deles, como com o cuidado e a ternura da princesa por que me tomam. Um americano já me disse que pareco a mae deles (apanhou-me a dar o sermao da loica ou algo do genero), e quando chamei o miguel com o dedo apontado para ir mudar o o rolo da casa-de-banho riu-se na minha cara e matou saudades da mae.
É inevitável para mim nao assumir a irma mais velha que há em mim, faz tao parte que o faria se vivesse com gente toda mais velha que eu. Bem, eles sao todos mais velhos que eu. Et voilá!
Na boa indisciplina com que sao uns rapazolas, e na comovente atencao que (de vez em quando!) tem comigo, tem sido muito o zé&antonio daqui. E por isso, viver com eles tem uma muito boa familiaridade, e ajuda as saudades de casa. Queres acreditar, Zé, que o mike é tao batuques como tu?? nao queria acreditar quando soube que ele tocava bateria e se aproximou da mesa do jantar...
Falta-me a ala feminina, e entretanto descobri um bom principio dela, mas isso fica para outro sopro, que tenho uma aula agora!!
Adorei todos os comentários (António que bom saber tanto de ti, thanks pelo relato completo), meus queridos sabe-me o mundo ter noticias vossas!! Continuem a escrever-me, quero saber coisas!!

Aqui volto, se Deus quiser, já em casa com internet instalada e toda a informacao disponivel, em todos os formatos possiveis!!

Ah!, e deixo aqui o meu numero de telemovel, desta vez bem!
Aceito sms ternurentos, saudosos, banais, noticiosos, de vez em quando!!
0054 911 6961 4217

até já*