miércoles, 31 de octubre de 2007

Butch Cassidy's Patagonia, part III

Os bicharocos

Aqui chega a parte que querem mesmo, mesmo ver!! A bicharada!!
Eu introduzo: Puerto Madryn é uma cidade pequena – bastante feia, por sinal –, situada numa região de reservas naturais. A Costa, de Punta Tombo à Península Valdês, está povoada pela fauna mais incrível (para nós, nativos de outro hemisfério): os pinguins, que estão em altura de chocar ovos, e por isso há-os aos pontapés, em tocas abertas no chão; os lobos marinhos e os elefantes marinhos, gordos e preguiçosos, rebolados no chão junto à água, a parecer mortos, porque não mexem um dedo (se é que os têm); as torinas, que são uma espécie de golfinhos, mas pretos e brancos, e que saltam ao lado do barco, doidas por brincar; os manis (iauch, esqueci-me do nome, e inventei totalmente… deixemos em branco esta parte), que são coelhos gigantes, com um metro de altura; e depois os intemporais (porque se quedam na zona todo o ano) coyches (espécie de avestruz, mas mais chegada à família dos arbustos), guanacos (espécie de lamas), e… claro, as baleias! São baleias francas, têm 16 metros de comprimento, aos kilos perdi-lhes a conta, e vem aqui à baía reproduzir-se, ou dar à luz, ou só passear com os seus babies – que nascem com 4 metros de comprimento e 1 tonelada. Dizem que saltam, mas eu não tive a sorte de apanhar uma audaz – imaginam um monstrengo destes a saltar dentro de água? Onde vai parar o mar? Vejam o blog da Chloe, tem vídeos de saltos… Uau!
A paisagem é incrível, o mar… há o Mar! E a terra ganha o sentido de humor que as Pampas não permitem. Em penínsulas, em línguas de terra, em falésias, em praias de pedra, em verde e azul e castanho, e um bom happy sol que nos recebeu para o dia das baleias – eu não disse que ia ver como reflecte a luz na pele de uma baleia?
Não posso descrever, fiquem com as imagens que a minha máquina, em falta de melhor qualidade, conseguiu esforçadamente captar.

Pinguinos!






Elefantos y lobos marinos





Ballenas









And thats it!!


Na última noite, fizemos um ‘asado’ na hostal, nós os 14, mais cinco iguais a nós de direito que tinham chegado a Puerto Madryn na véspera, e os meus Anjos João e Fran, que chegaram nessa noite. Estoirámos o resto das energias, aprendemos a dançar Quarteto com os residentes - a cordobesa da recepção, o dono de 27 anos que se atirou no negócio, o colombiano que anda a dar voltas ao mundo, os amigos que se juntaram ao serão. Aguentámo-nos até ao nascer do sol, e fizemos as malas para regressar.
Voltámos cansados, cheios, com uma ‘joy’ cansada mas plena.
Fiz as Pampas no lugar cativo, num silencio maior, cansado, tranquilo, cumprimentei-as de novo ao sabor do mate e ao som da Cumbia.
Adormeci nelas, e às 9 da manhã, buenos dias, Buenos Aires, de volta à Cidade.
Boa saída. Boas Pampas.



6 comentarios:

Martim dijo...

Catona! ou melhor, minha baleia de estimação!(no melhor dos sentidos!)

Grande aventura que andas a viver hã? Conduzes por terras intermináveis, navegas por mares cheio de monstros marinhos e ainda consegues continuar a escrever no blog!
Só para te lembrar que ainda mantenho fixa a minha ideia de te ir aí visitar para matar saudades. E não penses que vou sozinho! Levarei um grupo que me acompanhará até esses lados para me proteger dos perigos desse maldito país. Er, não, são apenas amigos que te querem ver também e aproveitar a estadia para se divertirem.
Por isso comprarei o bilhete ainda esta semana para que nao tenha uma má surpresa quanto ao preço. Quanto mais cedo, mais barato não é?
Vou me deitar que já é muita tarde.
Um beijo do teu amigão,

Martim

Vasco Coelho dijo...

Olá Cate! Depois de ver o artigo na revista, fiquei com curiosidade em ver o teu blog, que está de facto cheio de vida. Gostaria de trocar algumas impressões de ordem prática contigo sobre Buenos Aires, pois tenho estado a adiar um estágio por aí. Acabo de vir de Moçambique e vou agora para Madrid fazer um curso, mas um dos meus sonhos é mesmo Buenos Aires. O meu mail é vascoelho79@gmail.com. Se não me escreveres, compreendo. Esta coisa de escrever a desconhecidos tem o seu quê de arriscado. Mas, fico à espera...
Boas aventuras,

Vasco Coelho

madalena dijo...

Cat!!Os pinguins sao de mais!!Fazem-me sempre rir com o seu jeito de andar abebezado,e tu bem sabes que, no que toca a bebés sou insuportavel! Por favor,levas-me a ver tambem as baleias quando aí for??siiiimm,oh por favor!!!;)
beijao da tua prima e amigalhaça, mada

teresinha dijo...

hola cate!!!

yo tengo una sugestión para ti..! por qué no escribes en español una vez? a mí me gustaria muchissimo! hace cuanto tiempo que estas en BAs? pienso que devrias escribir en español para nosotros! vale? todavia a mí me da igual!

besitos guapa!!!

cuando yo me quedar en tu casa en BAs, nosotras nos vamos a salir de copas, no? yo quiero conocer todas las mejores plazas e tiendas!

(lol! granda exercicio de portunhol, mas n esta mal de todo pois n?)

Mário dijo...

Gostos não se discutem, mas o gosto educa-se. Vim recentemente da Argentina e estive, naturalmente em Puerto Madryn, que não é decididamente uma cidade feia, pelo contrário, encontra em Puerto Madryn excelentes trabalhos de arquitectura.

Lima dijo...

Gostei bastante da maneira subtil como o amigo Mário te deu na cabeça! É bom para trabalhares essa humildade... lol tou a brincar! Como sabes vou-te ai visitar por isso vamos ter muito tempo para trabalhar nessa lacuna da tua personalidade..lol
bjss