miércoles, 23 de enero de 2008

La Paz, La que??

La Paz, La Paz. A cidade do desassossego. Enfiada num vale entre montanhas, a crescer para as colinas ao jeito de um morro brasileiro - nao sei, faz lembrar... O princípio é a insegurança proporcional à altura a que estamos; quanto mais alto, mais probabilidades temos de ser os únicos 'pele-pálida' das redondezas.
La Paz é como um grande mercado. Tudo se apregoa, tudo se grita, a vida é na rua, o comércio é de chao e banca ao ar livre.
Na terminal de autocarros quase viramos loucos, gritos de todos os lados, 'a la Paz, a la Paaaz!', 'Copacabana Copacabaaaana Copacabana!', 'Arequip'Arequip'Arequiiiiipa!!!', cada agencia tem seu moço encarregue de anunciar os destinos - como se os cartazes florescentes à entrada nao fossem suficientes!
Também os autocarros têm seus gritoes: sao pequenos playmobil, como em todo o resto do país, e em cada, uma cabecinha de fora da janela, que vai gritando aos passeios os destinos da carreira, e basta um olhar curioso para parar o autocarro, e puxam-te para dentro para cobrar rapidamente os oitenta centavos da viagem e seguir caminho! Nao poucas as vezes que apanhámos sustos de morte por levar um grito bem junto ao ouvido, ''a la Cejaaaaaa, Avenida Estudiannnteeeee'', uma cabeça de girafa esticada quase ao outro lado do passeio, e a porta já a abrir em andamento.
Há um mercado por toda a cidade. Todas as ruas vivem fora de portas, as lojas estendem seus braços à rua e nela servem, as bancas sao mais que elas, nao ha supermercados ou grandes armazens, as coisas compram-se na rua, sejam sabonetes, sapatos ou um quilo de carne com suas moscas.
A Cidade vive num pregao constante, é sua musica, cheira a mercado, tem cores de feira, gritos vivos de banca, vive assim, é sua normalidade. É capital, e sigue tendo tantos rasgos de pueblo boliviano que ganha nisso todo o encanto. E todo o orgulho de ser autenticamente a capital da Bolivia.

ps: Na Bolívia se boliviano! Obviamente fizemos o que se faz num mercado... a preços bolivianos!! Ele é meias quentes, ele é um poncho de la, ele é luvas de alpaca... Que isto do altiplano é muito engraçado, mas tenho uma mochila cheia de tshirts sem mangas, e um frio que me pelo!!!

1 comentario:

teresinha dijo...

que guay!
saudaaaaaaade!
chegada de barcelona e ha tantos sitios que me lembra o nosso inter q ate me arrepio!

besos