domingo, 13 de enero de 2008

Sentido humor boliviano

A Bolívia é...... uma experiencia!
Sim, as caras sao ainda mais escuras, e os cabelos ainda mais negros.
Mas há qualquer coisa no estar da Bolívia que é diferente a estar noutro lugar qualquer do mundo. Aqui entra a necessidade de sentido de humor perante as condiçoes mais.....interessantes.
Comecemos pela pedra basilar do piramide do animo de qualquer viajante ou forasteiro longe de casa: os banhos!
Nao falo sequer dos banhos nao tomados, nossos e em geral - e da clara percepçao deste facto ao caminhar pelas ruas -, da ausencia de água quente, ou pura e simplesmente de água - a minha concepçao de Cuidados Minimos de Higiene esta em vias de sofrer graves transtornos!
Melhor começar pelas casas de banho em si, e - vá! - deixem-me recorrer a palavras directas e termos técnicos! Primeiro, é preciso que HAJA uma casa de banho. Aqui, esboçamos já um sorriso sincero e bem rasgado. Encontramos um tesouro!!
O segundo passo é verificar a existencia, ou nao, do chamado 'trono' - e começa a ser necessario puxar pontas do dito sentido de humor. O ultimo lugar onde estivemos tinha um modesto buraquito no chao, com duas formas de pés gravados, um de cada lado, para orientar o utente no posicionamento correcto.
Nota de rodapé: vários utentes testemunharam à saida a equivocada localizaçao dos ditos pés marcadores, o que produziu alguns resultados nefastos na dita... ''casa-de-banho''.
Já de esperança perdida e humor doentio, damo-nos conta que nao ha...
a) papel
b) autoclismo
c) possibilidade de sobreviver ao cheiro putrefacto
X d) Todas, e sem esquecer que cada ''casa de banho'' pode sempre surpreender com novos e originais factores!!

O segundo factor a pedir sentido de humor é a comida! Porque todos os que entram na Bolívia, entram com as orelhas a arder em conselhos mais, ou menos, histéricos, como (favor imaginar voz esganiçada e irritante) ''nao comas nada na rua!'', ''nao comas fruta!!", ''Nao bebas água!!'', ''vacina-te contra todas as enfermidades do mundo!!'', ''Nao respires!!'' e por aí vamos...
A verdade?? É mesmo assim!!
Água da torneira, quando há, é proibida... A fruta, os legumes, a carne, apodrecem às moscas nas bancas do mercado, e provocam voltas no estomago... Intoxicaçoes alimentares, gastroproblemas, as chamadas 'cag****as', nada disso é invençao.
No grupo ja tivemos duas baixas - que é como quem diz duas tardes muito mal passadas nas ditas ''casas-de-banho'' - imaginem os dois factores referidos em conjunto... Esta a tornar-se muito desagradável o relato??
A verdade é que passamos os dias meio inquietos com as datas de validez, as dores de barriga, o cheiro das ruas, os autocarros... os autocarros!!
Sao pequenos, velhos, frágeis, e somando a tb inexistencia (esta palavra começa a tornar-se piada... and there we go, o sentido de humor!) de estradas alcatroadas e com espaço suficiente para dois carros.... viajar é uma emocionante prova de vida!
Primeira viagem relatada: o autocarro sem travoes, o motorista a gritar 'saiam saiam!',corpos a saltar por janelas e portas em desespero. Sobreviventes, todavia! Segunda viagem relatada: derrube de terra, passageiros a desbloquear a estrada com as maos. Terceira viagem relatada: uma viagem que durava sete horas, pela chuva, ausencia de luzes, estrada a resvalar para o precipio, camioes tirados... durou 12!! E por obra e graça da divina providencia, da Pachamama, ou do raio-que-o-parta, sobrevivemos! (palavras mais ou menos literais do motorista, chegados ao destino)
Puff!!

A Bolívia é de facto um constante estado de alerta, a pobreza atirada à cara em cada passo, os dentes estragados pelas folhas de coca mascadas e ausencia de escova, os cheiros a frito, a sujo, a coca, a terra molhada, a falta de ar provocada pelos 4000 metros de altura do altiplano boliviano, o desconforto fisico contínuo...

E para além de tudo, one get used to it, e o tal sentido de humor ajuda a reparar nas mulheres de tranças ate ao rabo, velhas e novas, nos chapeus empoleirados no alto da cabeça, nas mantas que levam as costas com crianças de olhos vivos, nas cores, nos putos que falam quechua e nao sabem o que é uma playstation, no orgulho da cultura e na extraordinaria autenticidade da mesma.
Esta é a Bolivia índia que custa a entrar. Que tem uma beleza escondida nas caras sujas de terra, nos cozinhados em plena calle, nas feiras de rua.
Com sentido de humor, uno se deja enamorar. Pouco a pouco, que uma casa de banho continua a fazer muita diferença!!

8 comentarios:

madalena dijo...

Meu amor!!Em primeiro lugar, como nao podia deixar de ser,vim dar-te os PARABENS!!!!:) Ja estou atrasadissima para ir para as aulas,but....I dont care!!Porque agora,o que me apetece mesmo é falar um bocadinho ctg,mas parece que tambem é impossivel..nao estás aqui!Estou neste momento com um grande ataque de saudades e quase que me apetece chorar!!;)
Tenho muitas novidades pa te dar, mas mando-te um mail assim que for possivel!Onde passas os teus anos?Matchu Pitchu?De sonho...adorava ir tambem..mas confesso que o teu relato sobre a bolivia me deixou um bocado assustada!
Bom...agora é que estou mesmo atrasada, fica prometido um mail!Um grande beijinho, especial de parabens eee....PORTA-TE MAAAL(mas com estilo!) ahahah!!

Martim dijo...

Catão! Parabéns sua doente de humor! heh. Também estou atrasado para ir viver uma aventura chamada vida nas aulas (er), por isso deixo o melhor (uma conversa amigável) para a hora que combinámos. Só para te mandar um beijo assim exótico para combinar com esse ambiente que tão bem descreves, que sorte hã? lol
Gostei imenso deste teu post! Com o velho sentido de humor doentio, mas mesmo assim, mantendo a seriedade de um fiel relato ;)
Tenho de ir para as aulas! Aqui fica um rápido conselho!: DON'T DIE OUTHERE!! ;)
...
Beijinhos e muitos parabéns!

P.S. - Se aí não há comida de jeito como vão fazer um bolo para que possas soprar as tuas velinhas?!? NOOOOOOoooooo *dies*

Unknown dijo...

muitos parabens catwoman!!deixaste me deveras preocupada com este ultimo relato mulher..ja deves ter desaparecido!sem comer e agarrada ao "trono" meu deus, deves estar um palito andante..a tua sorte e estares mais que habituada a essa imundice toda, levas uma grd bagagem la dos teus campos cantilicos:) agora imagina a minha pessoa a fazer as minhas necessidades para um buraquinho..risada!
onde passaras o teu aniversario hein?tu toma me cuidado nessa "selva"rapariga!é sempre um descanso ver novos posts teus, agora e q percebo as preocupaçoes das maes..estou igual!sempre a pensar em ti e no teu bem estar..
prometo teum futuro mail, sem muitas novidades mas com muitas declaraçoes de amor e algumas piadas q se teem passado nesta minha vidinha!beijo enorme PARABENS!!!!!!!(ps-vou ag fazer babysitting ao meu afilhado eheheh auge! qd voltares levamos os putos ao zoo boa?!??!)

teresinha dijo...

grande pucca, parabens queridissima! melhor do que passar os anos nessa aventura não deve haver...
espero ainda ouvir a tua voz hoje! espero mt ansiosamente!
miss you

pucc

ps: ahh! e hoje mereces uma...FORMAÇÃÃO CARAPAÇA!

Unknown dijo...

Caríssima Catarina,

muitos parabéns!! Tou on the verge, mas o meu relógio diz 23:59! Lembrei-me de ti o dia todo, mas só me lembrei do blog (parabéns, by the way!) agora que, frente ao pc, queimo pestanas e writing skills para o exame de Português que tenho amanhã!
Um grande beijinho distante no espaço e no tempo (contamos 13/14 anos de conoissance!),

Constança Trewinnard

Zé SL dijo...

Muitos Parabéns do Pai por mais um aniversário ... onde quer que esteja ... a fazer sabe-se lá o que ... só espero que não seja num "quartinho de banho" pestilento. Devo dizer que não apreciei particularmente o seu último artigo ... achei-o mal cheiroso ... mas enfim são os ossos do oficio de quem viaja por gosto e encanto. Você fala de maus cheiros, autocarros velhos, miúdos sujos, fruta podre, diarreias ... e bichos ? Também deve haver bicharada a vaguear por essas paragens !? E não devem ser como as formigas que apareciam na cozinha no tempo da Conceição ... ainda se lembra quando me perguntava com um ar sério e interessado: Oh Pai, as formigas também gostam de cantigas ?
Espero que tenha tido um dia muito bem passado ... e que continue a ter juízo. Presume que já esteja no Peru !
Bjs do Pai

L.A. dijo...

catarina
agora é assim - tia luisinha a dar ordens:
desapareceram + uns turistas.não vais para a colombia.
.(ponto final)
beijinhos

L.A. dijo...

catarina
agora é assim - tia luisinha a dar ordens:
desapareceram + uns turistas.não vais para a colombia.
.(ponto final)
beijinhos