viernes, 21 de septiembre de 2007

continuando... Me & Art

A boa rotina continua, em pé de bom vento!
As aulas encarrilaram, e o direito explicado em argentino já não entorpece o raciocínio. Os apontamentos saiem (quase) naturalmente em castellano, e entre algumas frases bem conseguidas e muitos pontapés na gramática, lá me vou preparando para o segundo nível – apresentação oral de trabalhos (iauch!)!
Da Cidade também já vou conhecendo alguns truques, e por isso as noites calmas e os dias livres têm sido planeados e preenchidos com um estilo de vida que preguiçosamente não cultivo tanto em Lisboa: bom cinema argentino (e não é que é bom, mesmo? Boas legendas, para frustração dos amigos espanhóis, bons argumentos a fugir ao típico dramalhão americano com que já não se pode, e tudo numa língua que fica a cantar nos ouvidos), concertos em cafés selectos (segue-se Bossa, Jazz, MPB e tango instrumental), exibições de fotografia, exposições de mil outras coisas, bons passeios, e agora, teatro também – a História Argentina, a ver se me dá una flashes visuais para os parciais que se aproximam (meaning, testes).
Descobri outra Avenida, a Corrientes, que faz também faz as minhas delicias, porque ao longo das quadras não acabam os cinemas, os teatros, as salas de espectáculo, e os cartazes berrantes a anunciar novas obras – seja qual seja seu género!! Os passeios, em noites bem calculadas, estão cheios de filas de entrada, e podemos adivinhar o registo de cada sem ler o cartaz – as madames e os monsieurs elegantemente vestidos, sem necessidade de fazer fila, civilizadamente dispersos à porta, a ver a ópera, mais à frente, um e outro que entram (não mais do que isso) no cinema, independente, por sinal; a fila enlatada para a comédia musical que está no berro, e duas quadras depois, outros dois cinemas, distribuídos equilibradamente nas gentes que neles entram.
E de noite a Corrientes tem uma graça especial, porque as luzes dos cartazes e das salas enxotam a noite e atiram-nos todo um Mundo do Espectáculo alma, olhar, vontade adentro, dá ganas (que emigra…), que fica a querer correr as bilheteiras avenida fora, e comprar entradas em cada uma. A Corrientes é ela própria um espectáculo que vale a pena ver.
E ontem, recebi um mail de uma argentina, amiga de amigo de amigo – como estas coisas sempre funcionam – com uma lista infindável de segredos e dicas mais oficiais sobre BsAs.
Com isto se quer dizer que se espera uma semana muito preenchida – a partir já de 5f, com a abertura do festival de cinema brasileiro e do festival da luz (fotografia).
Ando perdida da cabeça com a facilidade com que se leva esta vida, aqui. A arte é tão fácil aos bolsos que tudo se faz!!
A parte extraordinária da coisa é que o baixo requisito monetário da arte não vem atrás barateza de tudo. Ainda não percebi lindamente o padrão de vida por aqui, mas não encaixa no que para mim é o normal… Mirem, a chave para mim costuma ser o café. O ponto a partir do qual se calculam quase os preços de quase tudo o resto. Os bilhetes de autocarro, o almoço, uma camisola, um cinema, uma entrada num boliché!
Aqui, nada obedece ao meu esquema mental!!
Um bilhete de colectivo custa 70 centavos (ridículos 15 centimos), mas um café custa 3 pesos, a puxar para cima, o mesmo que um maço de tabaco. Consigo sobreviver com 10 euros a semana toda à vontade, a fazer a vida normal, mas coisas como a Zara e MacDonalds – que fazem as delicias do comum mortal em Portugal, sem arrombar orçamentos – são caras como não há ideia – meaning, os mesmos, mesmíssimos, preços europeus, mas convertidos em pesos; muitos pesos! A carne é absurdamente barata, jantar fora é baratíssimo – e nos restaurantes mais giros, mais charmosos, mais cheios de pinta e fashion sense -, mas um bilhete de cinema é vinte vezes um bilhete de colectivo, e a entrada num boliché ronda os 8 euros – a boa diferença é que todos pagam, mas todos entram, sem o frete de ter de passar pelo radar do porteiro, que avalia se somos suficientemente In ou não.
A completar a incoerência total com o meu padrão, a Arte, pelo contrário – o teatro, a musica, a pintura, a fotografia, os festivais que não acabam – é quase dada (bem, muitas vezes é mesmo dada, porque a maior parte das coisas são de entrada grátis)!!
Quero eu dizer, se quero ir ao teatro em Lisboa, tenho de penar umas 2, 3 semaninhas para comprar o bilhete; e aqui, a dificuldade é escolher o que quero ver, e o que vou ter de abdicar, porque é tanto que se acumulam horários…
Falando em tudo isto, já soube que o Jorge Palma, meu Palma de perdição, vai cantar no átrio do metro Cais do Sodré (não sei bem quando) … Fica o aviso para quem quiser saber, e um pontinha de inveja por não se ter passado isso há um mês e meio!

Vou sair de casa, hoje é o dia da Primavera, e há festas em todos os parques e jardins da cidade – dizem, que eu não sei!, Mas hoje não há aulas para ninguém, e tudo se concentra nos verdes a tocar musica, ouvir musica, jogar uma peladinha, beber umas cervejas, uns irreverentes piqueniques… Não apetece?? Vou tratar do nosso kit, tenho de comprar empanadas, e carregar o tlm, para mandar mensagens à lista toda a desafiar para aparecerem todos os que quiserem no parque de Palermo!

Até já

Ps: avisos À tripulação...
. ao lado desta página, onde diz outros ares, vão estar exactamente isso: outros ares e outros blogs de companheiros deste lado. já aí está o da Chloe, uma francesa com quem me estou a dar me estou a dar mesmo bem!! estou só à espera de comprar um cabo novo de bateria da máquina para fazer a apresentação oficial das minhas miudas, há já um bom muito tempo prometido. entretanto, deem uma olhada, se quiserem!
. um blog é publico! tento nos comentários mais têt-a-tête, e mais nao digo...
. para quebrar a graça do suspense e do mistério nessas cabeças, o americano é só meu amigo, seus alcoviteiros! Queriam um romancezinho, a dar mais emoção aos relatos, não queriam?

beijinho, meus queridos,
até já!

4 comentarios:

Martim dijo...

Ahh, mais uma noite a ler o teu fascinante blog, bebendo um delicioso cacau quente..(na verdade, não estou a beber nada, mas pareceu-me adequado para introduzir).
Confesso que sinto alguma inveja de tudo o q aí estás a viver e a descobrir! Aqui não se passa nada de mais e isso parece uma selva cultural!
Viver numa cidade que não é a tua deve fazer pensar que, realmente, não sabemos muita coisa da nossa cidade-mãe. Aí, como estás a um tempo limitado, fazes tudo para descobrir o que Buenos Aires tem para te dar, visitando todos os sítios que podes, mas aqui, onde talvez acabemos a viver toda a nossa vida, não fazemos quase nenhum esforço para descobrir os sítios mais desconhecidos, mais "underground" de Lisboa. Acho que nos habituamos um bocado à rotina, e deixamos o que queremos fazer para um amanhã que talvez não aconteça.
Espero conhecer metade desses lugares quando aí estiver. Poderás ser a minha guia turística mutante!

Passando para a "rotina" deste meu dia a dia, hoje, eu, mada e a sacadura fomos jantar com a maria czernin e amigos dela. Era meio jantar, meio exposição de fotografia, porque a Maria (que nada sabe da referida actividade) resolveu fazer uma exposição num restaurante. nice hã? Foi na praia da Rata se quiseres saber onde foi,lol.
Depois de um bom jantar, que deixou um odor a peixe à maria e madalena, nós os três fomos buscar o Manel a casa e alugámos um filme:"O Homem do Ano" com o Robin Williams, que se revelou um nada-de-especial filme. A Maria, para variar, lá fez o que só ela sabe melhor: adormecer a meio de alguma coisa..
Acabou o filme.bocejámos.foi cada um para sua casa.e fomos felizes para sempre. Eu agora estou feliz por te estar a escrever! er, mas não dispersermos.

Já vi o blog da tua amiga francesa! "Vi" é a palavra certa porque só dei uma olhadela pelas fotografias. Apareces em muitas, hã minha social?lol Mas ela tem muito mais fotografias postadas que tu.. e não me venhas com desculpas de que ela já aí está há mais tempo.

Hoje estive a comentar com a Maria que ainda me faz uma certa confusão não estares cá. É estranho não te ter no carro a dizer "FUCK! BLOODY BASTARD!" e a cantar como uma desmiolada..coisas que te ensinei..hehe.er
E não estares cá para os nossos jantares ou pequenas combinações como fazer guerras de comida em restaurantes de alta qualidade.. (que falta de piada..é das horas)

Bem, tenho de ir... O meu pai veio-me dizer que amanhã vai me acordar cedinho para irmos para Águas Belas (madalena incluída).

Beijos gosto bué de ti minha argentina!

Unknown dijo...

Mac'Donalds? k sorte...se calhar só aí na argentina é que eu irei trocar o meu mac menu de bacon por um desses bifes com 7 cms de altura... e o ANGEL FRAN sabe que eu sou grande fã de MAC!!! bifes me aguardem!!! já faltou mais para eu vos ver :)

madalena dijo...
Este comentario ha sido eliminado por el autor.
madalena dijo...

Boa noite,cat!para variar,hoje escrevo aqui,em vez dos emails secretos!;)
Hoje nao vou dizer que me fascina muito a minha prima catarina;que escreve muito bem;que isto e que aquilo!porque isso ja estás farta de saber,e porque descobri uma outra pessoa que acabou neste momento de me fascinar: AI o meu tinoco escreve tao bem!!e adoro que fale em mim em todos os comentarios!!
É verdade,a exposiçao da Mary!QUE DESASTRE!!Tou a brincar,surpreendeu-me imenso,porque tambem achava(assim como o martim) que ela nao sabia sequer pegar numa maquina fotografica!Mas adorei as fotografias,sobre a serra de sintra!Pois é...la fomos os tres,muito ingenuos a pensar que iamos pagar 5 euros e iamos comer do melhor que houvesse e beber á descriçao(de graça)...com um cocktail ao mesmo tempo que apreciávamos as centenas de fotografias expostas em longas paredes brancas!Pois sim...7.70 euros,foi o que eu paguei pelo jantar.sangria?dois copos,foi o que cada um bebeu,porque era servida em jarros e os outros convidados nao nos deixaram bebe-la sozinhos!Estou a brincar,Mary!Gostámos todos imenso e ficam ja aqui os parabens!Ainda nos divertimos,apesar de so nos conhecermos a nós e á Maria.Tanto,que a seguir nao quisemos ir dormir,passando por casa do manel,indo de seguida comprar gomas e alugar aquele filme em que a Maria adormeceu e eu por pouco nao adormeci tambem!
Enfim, uma noite divertida!
Voltei á pouco de Aguas Belas,e claro, adorei, é sempre giro!Andámos de barco o dia todo e á noite rimos que nem uns loucos,á mesa, com as historias da Lurdes!
E pronto,é isto a nossa vida,nada de mais...as aulas estao quase a começar e quase que apetece voltar para a faculdade, porque por esta altura ja nao ha nada para fazer!Por isso mesmo, tenho ocupado o meu tempo quase todo a ler Isabel Allende,que tu tanto gostas e eu tou a adorar!Ainda so li a "Filha da Fortuna" mas faço tençoes de ler todos os outros.
Cada vez tenho mais vontade de ir aí,e entao com este texto sobre as artes,ainda mais!Na Pascoa aí me esperas!Por hoje é tudo, despeço-me por aqui...um grande beijinho,com saudades!gosto muito de ti!:)